Ícone do site Contabilidade em Presidente Epitácio – SP | @ellenreginacontadora

Saiba o que fazer caso você caia na malha fina!

Cai Na Malha Fina O Que Devo Fazer Blog - Contabilidade em Presidente Epitácio - SP | ERS Contabilidade

Tutorial efetivo sobre o que fazer quando cair na malha fina

Saiba o que fazer caso você caia na malha fina e evite as penalidades da Receita Federal

Malha fina (ou malha fiscal) é a retenção da declaração do Imposto de Renda para uma análise profunda do documento.

Isso acontece quando a Receita Federal encontra alguma divergência nos dados informados após a comparação de dados da declaração do contribuinte com as informações fornecidas por terceiros, como instituições financeiras, corretoras, empresas, plano de saúde etc.

Sendo assim, é necessário tomar cuidado ao declarar o IR e ao informar todos os dados e rendimentos.

Mas e se você cair na malha fina, o que fazer?

Não se preocupe, nós vamos ajudá-lo!

Por isso, no artigo de hoje, vamos apresentar um tutorial especial sobre o que fazer ao cair na malha fina.

Acompanhe!

O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?

Antes de explicar o que fazer ao cair na malha fina, é importante entender quais são os problemas de cair na malha, não é mesmo?

O contribuinte pode passar por diversos problemas com a Receita Federal, sendo os principais:

Esses são problemas que você deve evitar. Todavia, caso você caia na malha fina, precisa tomar uma série de ações para poder resolver esse problema o quanto antes. Veja a seguir!

O que fazer quando cair na malha fina?

Em primeiro lugar, identifique o motivo que levou você a cair na malha fina. Os mais comuns são erros no preenchimento da declaração e esquecer de informar algum ou alguns rendimentos.

Lembrando que, para você saber se caiu na malha fina, assim como os motivos, basta acessar o portal e-CAC, selecionar a opção “Meu Imposto de Renda”, clicar na aba “processamento” e, em seguida, clicar em “pendências de malha”.

Agora que você já sabe os motivos de ter caído na malha, caso ainda não tenha recebido o termo de intimação, poderá fazer a declaração retificadora e enviá-la à Receita.

Caso você considere que informou todas as informações corretamente, ou que o motivo da pendência da declaração depende da apresentação de documentos, você pode resolver esse problema através da entrega desses documentos que comprovam as informações declaradas. Para isso, acesse o e-CAC e faça a entrega desses documentos de forma digital.

Eles serão analisados e, caso comprovem as informações declaradas, a sua declaração deixará a malha fina e seguirá o seu processo normalmente.

Para saber mais, clique nos links abaixo:

A fim de que você evite cair na malha fina e de resolver o problema da malha de forma mais prática e sem burocracia, o ideal é contar com o auxílio de um profissional contábil especializado em Imposto de Renda.

Conte conosco!

ERS Contabilidade & Gestão Empresarial: o suporte certo para a sua declaração do IR!

Nós, da ERS Contabilidade & Gestão Empresarial, oferecemos o suporte necessário para garantir o sucesso e a qualidade financeira dos nossos clientes, bem como a conformidade legal de cada um deles.

Por isso, oferecemos serviços como: contabilidade consultiva, assessoria financeira, cálculo de impostos, declarações de Imposto de Renda e muito mais.

Clique aqui para baixar o nosso e-book exclusivo sobre o Imposto de Renda.

E não esqueça de entrar em contato conosco para conversar com um especialista e para conhecer de perto as nossas soluções exclusivas.

CLIQUE AQUI E SAIBA O QUE FAZER PARA SE LIVRAR DA MALHA FINA!

Classifique nosso post post
Summary
Article Name
Saiba o que fazer caso você caia na malha fina! | ERS Contabilidade
Description
Tutorial efetivo sobre o que fazer quando cair na malha fina. Leia nosso post e confira todas as informações sobre o assunto.
Author
Publisher Name
ERS Contabilidade
Publisher Logo
Sair da versão mobile